Criação do campo Descrição NF-e

Modificado em Thu, 05 Aug 2021 na (o) 10:38 AM

Dificuldade 
  • Baixa



RESUMO


Este artigo refere-se a criação do campo novo de DESCRIÇÃO NF-e e seu tratamento dentro do SGE



SGE


No layout da NF-e e SPED´s, o campo descrição do item passou a receber 120 caracteres e isto gerou a necessidade de alguns clientes em descrever melhor o item a ser faturado na NF-e.


Com base nesta demanda, criamos o campo "DESCRIÇÃO NF-e" no cadastro de itens (GEM017):



Este campo será utilizado somente para ser gerado no XML da NF-e para o envio ao SEFAZ e também nos SPED para envio ao fisco. 


No restante da funções do SGE, onde é necessário ver a descrição do item, pelo fato do tamanho do campo aumentar muito, permanecerá o campo de descrição comercial e industrial.


As rotinas de NF-e sempre passarão a enviar o campo novo de DESCRIÇÃO NF-e. Entretanto, a rotina irá verificar se o campo novo tem conteúdo (não esta em branco) e caso esteja, será utilizado o campo de descrição comercial, normalmente, não causando problemas caso o campo esteja em branco.


Caso o cliente opte por não usar para a NF-e/SPED o campo de DESCRIÇÃO NF-e, mesmo tendo informação neste campo, deve-se ativar o CFG abaixo:


Arquivo: NEM002.CFG

#CAMPO ITEM NFE XML: N


O campo "N" deve estar na posição 22.


Configurando desta forma, o sistema desprezará o conteúdo do campo DESCRIÇÃO NF-e e usará sempre o campo descrição comercial, como era feito anteriormente.


Também desenvolvemos uma rotina de apoio para a inicialização do campo novo para que o cliente não necessite alimentar manualmente este campo de DESCRIÇÃO NF-e.



Esta rotina GEA019 irá copiar o campo de descrição comercial para o campo de DESCRIÇÃO NF-e somente se o campo DESCRIÇÃO NF-e estiver em branco (sem conteúdo). 


Após a execução desta rotina, o cliente poderá alterar/complementar o campo DESCRIÇÃO NF-e como achar conveniente.












Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo