ServerApp - Serviço do Windows

Modificado em Wed, 15 Feb 2023 na (o) 09:52 AM

Resumo


Este artigo tem por objetivo os seguintes itens:


  1. Explicar como utilizar o SetupSGE_ServerAppServ.
  2. Remover serviço do Windows.


Configuração


Mas o que é um Serviço do Windows ?


Ao contrário de um programa que é iniciado pelo usuário e só é executado quando o usuário está conectado, os Serviços do Windows podem ser iniciados sem a intervenção do usuário, mesmo após fazer o logoff.


Os Serviços do Windows são executados em segundo plano no sistema operacional e geralmente são iniciados quando a máquina é inicializada. Isso significa que o usuário pode estar completamente desconectado de sua conta, mas ainda assim ter certos serviços sendo executados em segundo plano.


Os Serviços podem ser usados pelo Windows para controlar muitas coisas, como impressão, compartilhamento de arquivos, verificação de atualização, etc.


Para facilitar a configuração do ServerApp como serviço do windows foi desenvolvido uma ferramenta de setup. Esta ferramenta automatiza todas as configurações necessárias, utilizando as informações prestadas pelo usuário.


Quando estiver sendo executado como serviço do windows, o ServerApp iniciará automaticamente, assim que a máquina for iniciada. Deste modo serão resolvidos problemas relacionados ao fato do ServerApp não estar em execução. Além disso, durante testes realizados, observou-se que ao utilizar como serviço do Windows, não é mais exibida mensagem de confirmação de execução do ExecApp.exe.


1. Utilizando o SetupSGE_ServerAppServ.


O setup deverá ser executado na máquina em que se deseja executar o serviço do ServerApp. Antes de iniciar a instalação o usuário deverá possuir as seguintes informações:


  • Caminho do diretório em que o arquivo executável ServerApp.exe está instalado. Caso este caminho esteja na rede, deverá ser utilizado o caminho UNC. Exemplo: \\Servidor\Softdata\Wsge\Programs.  Não deverá ser utilizado o conceito de mapeamento. Neste caminho não deverá constar o nome do arquivo executável, sendo necessário apenas o caminho do diretório.
  • Usuário para logon do serviço Windows. Quando o serviço do Windows for realizar logon será necessário utilizar um usuário com permissões de acesso ao banco de dados e alterações a aquivos e pastas. 
  • Senha para logon do serviço Windows. Senha para o usuário descrito acima.


A seguir serão descritos os procedimentos para utilização:


  1.  Executar o arquivo ServerAppSGE.exe.
  2. Informar no campo "Diretório do executável ServerApp" o caminho do diretório. Ao lado deste campo existe o botão "Pesquisar". Este botão habilita a tela de pesquisa de diretórios.
  3. No campo "Usuário" deverá ser informado o usuário que será utilizado para logon do serviço Windows. Se o usuário pertencer ao domínio, a seguinte notação deverá ser utilizada: DOMINIO\USUARIO Exemplo: SOFTDATA\suporte .
  4. Informar no campo "Senha" a senha do usuário descrito acima.
  5. Pressionar o botão "Próximo".
  6. Pressionar o botão "Instalar".


Ao pressionar o botão "Instalar" os seguintes procedimentos serão realizados:


  • Será realizada a cópia do arquivo "nssm.exe" para o diretório do executável ServerApp. Este executável será utilizado como interface para comunicar o ServerApp.exe com o serviço do windows. Portanto, este arquivo não poderá ser eliminado.
  • Instalação e configuração do serviço ServerAppSGE nos serviços do windows.
  • Inicialização do serviço ServerAppSGE.


Figura - Serviço adicionado nos serviços do Windows.


2. Remover serviço do Windows


Para remover o serviço do Windows deverão ser realizados os seguintes procedimentos:


    1. Acessar o painel de controle do Windows.

    2. Acessar a opção de "Desinstalar um Programa".

    3. Selecionar na lista de programas a opção "ServerApp Versão 1.0" e efetivar a desinstalação.



   

ATENÇÃO: O SetupSGE_ServerAppServ.exe esta anexado a este artigo. 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo