Configuração Envio de Email

Modificado em Tue, 08 Aug 2023 na (o) 03:53 PM

Resumo


Este artigo tem como finalidade orientar o usuários na configuração do envio de e-mail atrávés da rotina MNM054


MNM054 - Configuração de Envio de Email


Para realizar a configuração de uma conta de email e testar, é necessario realizar alguns cadastros antes,acesse a rotina MNM054:



Código : neste campo insira um código onde de preferencia referencie onde será utilizado para o envio, no exemplo abaixo foi utilizado um código onde iremos utilizar o cadastro para envio de notas fiscais :


O campo Ativo define se a configuração está ativa ou não.


Em seguida preencha os campos os seguintes campos conforme o exemplo :


É preciso que seja identificado internamente, qual o servidor de email utilizado para o preenchimento correto dos campos, após inserir qual será o email que enviará as informações e a senha do mesmo:





Um detalhe que deve ser verificado, trata-se do "MÉTODO DE ENVIO", algumas empresas estão possuindo problemas frequentes em vista da mudança de forma de autenticação de segurança dos provedores de e-mail. Esta mudança se deve ao fato de um movimento mundial de troca de porta de comunicação da 25/110 para as portas 587/465 em virtude da padronização de segurança Do protocolo SMTP TLS 1.0/1.2 e SSL.  A opção "BLAT" que atende muito bem no envio de e-mail,  não faz autenticação usando estes protocolos de segurança, somente com a autenticação simples e por isto não funciona nessa situação. Visando atender essa empresas geramos uma integração com a ferramenta "MAILKIT" (trata-se de uma biblioteca de código aberto e extensível) que atende a essa nova demanda de autenticação de segurança.


Após realizado o cadastro, verifique se os dados foram inseridos e se o envio está ocorrendo, clicando no botão Testar Configurações,ele irá realizar asvalidações dos dados inserido nos campos e irá retornar um pop-up caso tenha sido realizado com sucesso ou ocorrido algum erro no processo.


Mensagem de Sucesso :



Mensagem de Erro:


É indicado selecionar a opção de Gerar/Exibir LOG, assim caso no momento da configuração os dados informados gerarem algum tipo de inconsistencia,é possivel observar atráves desse arquivo.




Configurando as Rotinas


Algumas rotinas que estão preparadas para utilizar esse modo de envio de email são CBP015 (Envio de Boleto via Email) e NEM002 (Envio de Nota Fiscal), onde o processo de cadastrado citado acima é o mesmo, mudando apenas o registro caso sejam e-mails diferentes a serem enviados. Para que seja possivel realizar o envio atráves desse metódo, é necessario que as rotinas possuam os seguintes parâmetros :


CBP015.CFG / NEM002.CFG


#CODIGO EVENTO ENVIO EMAIL: XX YYYYYYYYYY


Onde X seria a Filial para envio e Y seria o código utilizado para realizar o cadastro no MNM054. 


Conforme o exemplo que realizamos acima, nosso parâmetro na rotina de envio de nota fiscal (NEM002) ficaria desta maneira :


#CODIGO EVENTO ENVIO EMAIL: 01 NEM002


Estará realizando o envio da nota fiscal pois está configurada para a Filial 1 com o código NEM002 configurado atráves da rotina MNM054.


Obs: O mesmo registro realizado no MNM054 pode ser configurado para mais filiais conforme a necessidade, tanto na rotina NEM002 quanto para o CBP015.




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo