RESUMO
Esse artigo tem como finalidade orientar a utilização do envio de e-mail quando houver SC (solicitações de compras) pendentes de aprovação no sistema para os respectivos usuarios permitidos para esse processo.
ACP028 - Gerenciador de Aviso de Aprovações de Compras – Pendentes
Esta rotina foi criada para suprir a necessidade referente aos avisos via e-mail para as compras que necessitam de aprovações.
Nesta rotina temos 4 tipos de verificação a aviso:
- Para SC pendentes de aprovação técnica;
- Para SC pendentes de aprovação por valor;
- Para SC pendentes de aprovação por orçamento;
- Para SC pendentes de aprovação por orçamento, comunicando o solicitante da SC.
Em todos os tipos de verificação acima, existe as seguintes opções de envio:
- Aviso por e-mail interno: Esta opção usa o correio eletrônico interno do SGE (rotina MNM027);
- Aviso por e-mail externo: Esta opção usa o envio de e-mail via internet utilizando o servidor de e-mail da empresa.
As opções acima podem ser usadas ao mesmo tempo ou somente uma ou outra, bastando apenas marcar a opção “Ativo” em cada aba correspondente.
Para as configurações do aviso propriamente dito, elas devem ser feitas dentro dos campos sinalizados abaixo:
Os assuntos e textos do corpo do e-mail podem ser configurados individualmente para cada tipo de verificação e também para cada opção de envio.
Para que possa ser configurado de forma adequada, dando mais flexibilidade e customização nos textos dos e-mails de aviso, foram criadas algumas TAGS. Elas possuem um delimitador inicial e final. Tudo que estiver entre estes delimitadores será considerado como pertencente a TAG.
TAGS
<--- ASSUNTO --->
<--- FIM ASSUNTO --->
A TAG assunto deverá ser utilizada para indicar o texto do assunto do e-mail.
Exemplo:
<--- ASSUNTO --->
Solicitação de Compra Pendente de Aprovação Técnica - SGE
<--- FIM ASSUNTO --->
<--- CABECALHO --->
<--- FIM CABECALHO --->
A TAG cabeçalho deverá ser utilizada para indicar o texto que deverá ser utilizado no cabeçalho do e-mail, sendo utilizado uma única vez dentro do texto do e-mail.
Exemplo:
<--- CABECALHO --->
Existem solicitações de compra pendentes de aprovação:
<--- FIM CABECALHO --->
<--- DETALHE --->
<--- FIM DETALHE --->
A TAG detalhe deverá ser utilizada para indicar o texto que deverá ser utilizado para listas as solicitações de compra que estão pendentes de aprovação. O SGE irá repetir a TAG de acordo com a quantidade de SC apurada.
Exemplo:
<--- DETALHE --->
SC: ^A1537C1~ Sequência: ^A1537C3~
<--- FIM DETALHE --->
<--- RODAPE --->
<--- FIM RODAPE --->
A TAG rodapé deverá ser utilizada para indicar o texto que deverá ser utilizado no rodapé do email, sendo utilizado uma única vez dentro do texto do e-mail.
Exemplo:
<--- RODAPE --->
E-mail enviado automaticamente pelo SGE.
<--- FIM RODAPE --->
Dentro dos exemplos acima, podem ser notados várias linhas que existem no formato abaixo:
^A0000C00~
Esse tipo de formatação permite carregar valores dos campos do banco de dados dinamicamente dos arquivos do sistema. Exemplo:
^A1537C1~ indica o campo 1 do arquivo 1537, que é o Numero da Solicitação de Compras.
Abaixo esta um exemplo de aviso recebido, com o tipo de verificação de pendência de aprovação técnica, com a opção de envio através do e-mail externo:
E logo abaixo está o mesmo tipo de verificação apenas usando a opção de envio e-mail interno, acessado através da rotina MNM027.
Importante: Foi definido um padrão de texto de aviso, cabeçalho, detalhe e rodapé para cada tipo de envio. Caso deseje alterar algum, não esqueça de criar um filtro com a sua alteração, pois esta é a única maneira de salvar as alterações no modelo padrão. Caso necessite executar novamente a rotina com as alterações, carregue o filtro e depois execute.
ACP028.cfg
Para que seja possivel realizar os procedimentos desse artigo é necessario configurar alguns parâmetros no arquivo ACP028.cfg, segue quais:
O parâmetro abaixo deverá ser utilizado para indicar ao sistema os usuários que deveram receber o aviso de aprovações pendentes no orçamento.
#USUARIO PENDENCIA ORCAMENTO: 99 XXX,YYYYY,ZZZZZZ
Exemplo:
#USUARIO PENDENCIA ORCAMENTO: 01 SUPORTE1,SUPORTE2
#USUARIO PENDENCIA ORCAMENTO: 02 SUPORTE3,SUPORTE4
Nos exemplos acima, os usuários do SGE SUPORTE1 e SUPORTE2 irão receber os avisos referentes a filial 1.
Já os usuários SUPORTE3 e SUPORTE4 irão receber os avisos referentes a filial 2.
O parâmetro a seguir deverá ser utilizado para indicar ao sistema o código da configuração de e-mail cadastrada na tela MNM054. Será através desta configuração que os e-mails externos serão enviados.
#CONFIGURACAO DE E-MAIL: XXXXXXX
Exemplo:
#CONFIGURACAO DE E-MAIL: ACP028
#SEGUNDOS ENTRE E-MAIL: XX
Esse parâmetro deverá ser usado para informar ao sistema, se haverá intervalo de tempo entre o envio de cada e-mail, onde XX é a quantidade inteira de segundos.
Exemplo:
#SEGUNDOS ENTRE E-MAIL: 88
#GERA LOG DE PROCESSAMENTO: S/N
Esse parâmetro deverá ser usado para informar ao sistema se deve ou não, gerar o LOG de algumas informações do programa, onde S = SIM e N = NÃO. Se esse parâmetro ficar em branco, terá a mesma função do N.
Abaixo esta o exemplo na rotina como foi configurada internamente para testes da rotina. (MNM054)
#SC VALIDA TESTE: XXXX,YYYYY,ZZZZZ
Este parâmetro é indicado para testar o sistema antes de colocar em produção. Deverá ser selecionado um número de SC para efetuar os testes e parametrizar dentro desta configuração para que o procedimento de seleção de SC e disparo de e-mail seja feito somente para aquela SC. Isto impede que seja disparado vários e-mails de SC quando a rotina esta em testes ainda.
Exemplo:
Escolhemos para testar a rotina para enviar e-mail para as SC com pendências de aprovação técnica. Então selecionamos no SGE uma SC que sabemos que está nesta situação e configuramos conforme abaixo:
#SC VALIDA TESTE: 125610, 123712
Ao executar a rotina, ela estará programada para disparar e-mail somente quando encontrar as SC informadas acima, facilitando desta forma o teste inicial.
ATENÇÃO: Lembrar de retirar esta parametrização quando for colocar em produção a rotina.
Tarefa
Para a execução da tarefa, temos 2 formas de diferentes:
- Execução direta;
- Execução por agendamento;
Para a primeira, basta apenas acessar a rotina ACP028 e clicar no botão “Processar”.
Já para o segundo forma de execução, é necessário primeiro criar o filtro, carregar os parâmetros salvos do filtro e depois, com o botão direito, selecionar a opção “Agendamento de Tarefa”.
Será aberto uma rotina para a confirmação dos dados do agendamento:
Depois ela pode ser acessada via rotina MNM051, para alteração de configurações de tempo e frequência de execução:
Importante: Para a execução via agendamento, no ambiente de testes, pode ser configurado conforme abaixo para a execução controlada.
Para que o agendamento funciona, é necessário que o SchedulerApp esteja configurado e rodando. A configuração pode ser feita através da rotina MNM052, como no exemplo abaixo:
Depois de configurado desta forma, a execução do SchedulerApp.EXE dentro da pasta WSGE\Programs.
Igual ao ServerApp, existe o botão de “Verificar Servidor” para testar se a rotina está em a execução
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo