Login SGE x Login AD (Active Directory)

Modificado em Thu, 21 Jul 2022 na (o) 02:26 PM

Resumo


Este artigo apresenta o recurso do SGE de autenticação de senha no domínio da empresa no momento da entrada do usuário no sistema.



Active Directory (AD): O que é ?


O Active Directory (AD) é um banco de dados e um conjunto de serviços que conectam os usuários aos recursos de rede de que precisam para realizar seu trabalho.


O banco de dados (ou diretório) contém informações essenciais sobre o seu ambiente, incluindo os usuários e computadores existentes e quem tem permissão para fazer o quê. Por exemplo, o banco de dados pode listar 100 contas de usuário com detalhes como o cargo, número de telefone e senha de cada pessoa. Ele também registrará as respectivas permissões.


Os serviços controlam grande parte da atividade do seu ambiente de TI. Especificamente, eles se certificam de que cada pessoa é quem afirma ser (autenticação), geralmente verificando a ID do usuário e a senha inseridas, e permitem que acessem apenas os dados que têm permissão para usar (autorização).


Login SGE


Nesta tela de entrada do SGE, podemos observar 3 campos com informações importantes sobre a rede onde o usuário já esta logado. Este login acontece quando o usuário liga seu computador e informa suas credenciais (usuário e senha) para ter acesso aos seus aplicativos instalados na máquina, aos aplivativos que são executados através do ambiente de rede, acesso aos dispositivos conectados a rede da empresa e a vários outros recursos do windows/rede.




Acima podemos identificar o nome do computador, o nome do servidor (domínio) onde são feitas as autenticações de usuário e senha no AD e o nome do usuário que foi utilizado para fazer o login na rede da empresa.


No SGE, existe a possibilidade do usuário do SGE estar configurado para autenticar a senha informada no servidor de domínio da rede, ou seja, igual ao primeiro login no windows e não mais utilizar a senha definida no SGE. 


Para que esta opção seja utilizada, é necessário habilitar para cada usuário na rotina MNM002 - Cadastro de usuários do SGE, marcando o campo "Login AD", conforme imagem abaixo:



Caso esteja habilitada esta função, na tela de entrada no SGE, ao lado do campo "Usuário AD", existe uma imagem simbolizando uma rede de computadores que estará em vermelho.  


Logo após o usuário informar a senha, o sistema irá validar a senha no servidor de domínio e caso seja autenticado com sucesso, a imagem ficará verde. Caso o usuário não esteja parametrizado para usar a autenticação de domínio, a imagem sempre ficará vermelha.



Parametrizando o usuário desta forma, não mais será utilizado a senha do SGE e sim a senha do servidor AD para ser autenticada na entrada da tela do SGE. 


Caso o usuário erre a senha, o procedimento é o mesmo, o SGE emitirá um aviso mostrando que as credênciais informadas estão erradas.


Observações:


Existe uma limitação do SGE onde a senha do usuário no AD devera possuir no máximo 20 caracteres, para que não gere problema no SGE. Para o caso da opção de usar a autenticação de senha no domínio, o nome do usuário no SGE deve ser o mesmo usado para fazer o login na rede.

A senha cadastrada no usuário AD deverá seguir as regras do Windows para ser criada, podendo conter letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais.





Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo