Resumo
Este artigo tem como objetivo orientar o usuário a realizar a geração de arquivo de Cadastro Positivo para envio ao Serasa.
O que é o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um conjunto de dados relativo à pessoa natural ou jurídica, armazenados com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. São apresentadas as informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação, por exemplo, de empréstimos, financiamentos e crediários. Essas informações passam a constar no histórico do cadastrado, contendo valores totais financiados, quantidades e valores de parcelas, bem como, o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.
As empresas de segmento no ramo financeiro, telecomunicações, energia e saneamento que enviam o histórico de pagamentos do cadastrado para compor seu Cadastro Positivo e sua nota de crédito. Para isso podem ser utilizadas informações contidas nas contas de cartão de crédito, telefone, luz, água e gás.
O que muda com a Nova lei?
A Lei 12.414/2011 foi alterada e, a partir de 09 de julho de 2019, a inclusão ao Cadastro Positivo tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.
O Cadastro Positivo é adotado de forma bem-sucedida em mais de 70 países. Com a nova lei, o consumidor continua tendo sua própria nota de crédito, agora mais abrangente, já que passa a incluir mais fontes que enviarão informações.
Somente a pontuação de crédito (score) estará disponível ao mercado para análise do perfil de crédito, a menos que você autorize a consulta dos dados abertos do seu histórico de crédito. Quem pode consultar: comércio, serviços, banco e financeiras.
SGE e Cadastro Positivo
Para atender a essa demanda, a Softdata desenvolveu a rotina GEP204 (Geração de Arquivo Serasa - STP Cadastro Positivo), onde o usuário pode gerar o arquivo .xml a ser enviado ao SERASA.
Porém, antes de utilizar a rotina, é necessário realizar algumas configurações iniciais, como por exemplo, no arquivo GEP204.cfg, onde o usuário deve informar os seguintes parâmetros:
#CAMINHO DIRETÓRIO PADRÃO:
#PREFIXO CONSTANTE DO NOME DO ARQUIVO:
#RAIZ CNPJ SERASA EXPERIAN:
#EXTENSÃO DO ARQUIVO:
A rotina é de simples utilização, pois o usuário precisa apenas informar a filial e o diretório na rede onde o arquivo será gerado (o diretório já virá preenchido conforme o informado no .cfg
).
Entretanto, esse caminho pode ser alterado diretamente pela tela, conforme o caso, sem a necessidade de editar o arquivo manualmente.
A tela da rotina conta com dois botões principais:
Gerar Arquivo: Executa a tarefa e salva o arquivo
.xml
no diretório especificado.Filtro: Permite que o usuário configure tarefas agendadas, de forma que o sistema execute o processo automaticamente, sem intervenção manual. É possível cadastrar várias tarefas para filiais e diretórios diferentes.
Abaixo um exemplo de um arquivo gerado pela rotina, contendo as informações dos clientes que serão enviadas ao SERASA.
Obs.: Está disponível para download, anexo ao artigo, o manual do SERASA referente à geração do arquivo.
Atualmente, a rotina realiza apenas a geração do arquivo; o envio deve ser feito pelo próprio usuário.
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