Resumo
Este artigo tem como finalidade orientar o usuário na configuração e utilização do ranking de clientes.
Classificação de Clientes
O ranking de clientes é um sistema que classifica clientes com base em diferentes critérios, como histórico de compras, frequência de transações, valor gasto e comportamento.
Essa classificação ajuda as empresas a identificar e priorizar clientes mais valiosos, facilitando estratégias de marketing, personalização de serviços e retenção de clientes de alta relevância para o negócio.
Pensando nisso desenvolvemos algumas rotinas que podem ajudar os clientes que utilizam nosso ERP nesta classificação.
Segue abaixo :
GEM164 - Ranking de Clientes
Nesta rotina é realizada o cadastro da classificação e a sua descrição, que posteriormente serão utilizadas em demais rotinas.
GEP166 - Importação de Ranking - Clientes
Caso este ranking venha em formato de arquivo texto, que é disponibilizado por algumas empresas de análise de crédito, onde são listados os clientes e o ranking para cada um deles.
Esta rotina de importação foi desenvolvida baseado no layout do SERASA. Entretanto pode ser adpatada para qualquer outro padrão.
Desta forma o processo ira levar as classificações automáticas no cadastro do cliente.
GEM033 - Clientes
Porém esse processo pode ser realizado manual também, após realizar o cadastro dos códigos na rotina GEM164, o usuário irá vincular o código ao cliente, conforme as diretrizes de cada empresa, no campo abaixo destacado em vermelho.
A mudança de classificação/ranking do cliente vai de acordo com a politica de cada empresa.
GEC165 - Histórico de Alteração de Ranking
Para realizar a consulta do histórico de ranking de um cliente, foi desenvolvida a rotina GEC165, onde é possivel verificar cada mudança que foi feita, o ranking antigo e o atual.
GEL167 - Ranking de Clientes
E também temos o relatório que pode ser tirado atráves do GEL167, que mostra qual os valores que estão vencidos ou a vencer assim como o Ranking do cliente também:
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