Resumo
Este artigo tem como finalidade realizar a orientação do usuário na configuração e utilização da rotina GEP176 - Envio de E-mail - Pendências Financeiras.
Configuração
Para que a rotina tenha seu funcionamento como o esperado, é preciso realizar algumas configurações de parâmetros no GEP176.CFG (em anexo segue o arquivo para que seja preechido conforme a necessidade):
#CONSIDERA CONTA CORRENTE: XXXXXX
Onde o X deve ser o código da conta corrente deve estar a partir da coluna 28, podendo ser especificado mais de uma vez para contas corrente diferentes. Caso este parâmetro seja especificado, somente serão mostrados títulos em aberto na lista da conta corrente informada neste parâmetro.
#CONSIDERA TIPO DE TITULO: 99
Onde o 99 deve ser o código do tipo de título e deve estar a partir da coluna 28, podendo ser especificado mais de uma vez para tipo de títulos diferentes. Caso este parâmetro seja especificado, somente serão mostrados títulos em aberto na lista do tipo de título informado neste parâmetro.
#DIAS TITULO VENCER: 99
Onde o 99 deve ser a quantidade de dias corridos e deve estar a partir da coluna 22. Caso seja informado, somente serão mostrados na lista títulos em aberto a vencer com a quantidade de dias menor ou igual ao vencimento.
#CONTATO PADRAO CLIENTE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde o X deve ser a descrição do departamento e deve estar a partir da coluna 26. Caso tenha sido especificado este parâmetro, iremos ao cadastro de contatos do cliente e pesquisaremos o primeiro e-mail cadastrado com esta ocorrência e usaremos esta informação para montar a lista de títulos em aberto.
Caso não encontre o registro, iremos pegar o e-mail que esta no GEM032 – Pessoas Físicas e Jurídicas, do cliente do título. Caso ainda não tenha e-mail informado na rotina GEM032, iremos pegar o e-mail da NF-e que esta na rotina GEM144 – Cliente x Filial. Para cadastrar os contatos, utilize a rotina GEM033, aba de “Contatos”.
#E-MAIL CLIENTE MATRIZ: X
Onde X deve ser o S ou N para indicar se o e-mail utilizado será sempre da matriz do cliente para envio do e-mail e deve estar a partir da coluna 25.
#CABECALHO EMAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde o X deve ser o texto que irá anteceder a lista de títulos dentro do e-mail e deve estar a partir da coluna 19. Também pode ser especificado mais de uma vez. Pode ser especificada mais de uma linha e caso queira uma linha em branco no texto, informe o * na linha.
#RODAPE EMAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde o X deve ser o texto que irá finalizar o e-mail e deve estar a partir da coluna 16. Também pode ser especificado mais de uma vez. Pode ser especificada mais de uma linha e caso queira uma linha em branco no texto, informe o * na linha.
Configurações para envio de email :
#SERVIDOR ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde o X deve ser o endereço do servidor de e-mail e deve estar a partir da coluna 25.
#USUARIO ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o endereço de e-mail do remetente que será usado para enviar o e-mail e deve estar a partir da coluna 24.
#USUARIO AUTENTICACAO ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o usuário que fará login no servidor de e-mail, sendo usado para enviar o e-mail e deve estar a partir da coluna 37.
#SENHA AUTENTICACAO ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser a senha do usuário que fará login no servidor de e-mail, sendo usado para enviar o e-mail e deve estar a partir da coluna 35.
#ASSUNTO ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o texto do assunto do e-mail e deve estar a partir da coluna 24.
#COPIA ENVIO E-MAIL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o endereço de e-mail para o qual será enviada uma cópia do e-mail e deve estar a partir da coluna 18.
Parâmetros referente ao Titulo :
#ORIGEM CONTATO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o código da origem para ser gerado o follow-up automático e deve estar a partir da coluna 18. Este código deve ser antes parametrizado no arquivo ORIGCONT.CFG.
#MOTIVO TITULO VENCIDO CONTATO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o código do tipo de contato para títulos vencidos para ser gerado o follow-up automático e deve estar a partir da coluna 33. Este código deve ser antes parametrizado no arquivo MOTCONT.CFG.
#MOTIVO TITULO VENCER CONTATO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Onde X deve ser o código do tipo de contato para títulos a vencer para ser gerado o follow-up automático e deve estar a partir da coluna 32. Este código deve ser antes parametrizado no arquivo MOTCONT.CFG.
#SEMPRE ENVIA AVISO VENCIDO: X
Onde X deve ser o S ou N para indicar se envia novamente e-mail de título vencido e deve estar a partir da coluna 30. Caso esteja parametrizado, indicará se um título vencido que já foi antes enviado e-mail deve ou não ser enviado novamente.
#SEMPRE ENVIA AVISO VENCER: X
Onde X deve ser o S ou N para indicar se envia novamente e-mail de título a vencer e deve estar a partir da coluna 30. Caso esteja parametrizado, indicará se um título a vencer que já foi antes enviado e-mail deve ou não ser enviado novamente.
#GERA CONTATO AUTOMATICO: X
Onde X deve ser o S ou N para indicar que no momento do envio do e-mail, gera automaticamente o contato do cliente com o email informado na tela. Este parâmetro deve estar na coluna e deve estar a partir da coluna 27. Ao gerar o registro de contato do cliente, ele irá utilizar o departamento do parâmetro #CONTATO PADRAO CLIENTE.
Exemplo de como ficará o GEP176.CFG :
Para configurar o MOTCONT.CFG e ORIGCONT.CFG:
ORIGCONT.CFG
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
Onde X deve ser o código da origem e Y a sua descrição. O parâmetro X deve começar na coluna 1 e o parâmetro Y na coluna 22.
Exemplo:.
MOTCONT.CFG
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
Onde X deve ser o código da origem e Y a sua descrição. O parâmetro X deve começar na coluna 1 e o parâmetro Y na coluna 22
Exemplo:.
Utilização da rotina GEP176
Ao acessar a rotina poderá ser informado o código do cliente (destacado em preto) ou não. Ao clicar no botão “Processar”, serão mostrados na lista todos os títulos em aberto, filtrando por cliente caso o mesmo tenha sido informado e respeitando o parâmetro de numero de dias a vencer. Poderá ser marcado ou desmarcado manualmente cada título (destacado em vermelho) ou utilizado os botões de “Marcar” e “Desmarcar” (destacado em azul) onde serão marcados ou desmarcados todos os registros da lista. Ainda na lista, poderá ser alterado o endereço de e-mail para o envio (destacado em verde).
Depois de selecionado os registros, deve ser clicado no botão “Enviar” (destacado em roxo) que pedirá a confirmação e iniciará o envio do e-mail. Abaixo esta um exemplo do e-mail enviado pelo sistema conforme esta parametrizado no GEP176.CFG utilizado anteriormente:
Consulta Follow-Up
Após terminado o processamento e caso não acuse nenhum erro no envio, poderá ser visto os log´s através da rotina GEC104, GEC105.
Em ambas as rotinas acima, quando estiver na lista, poderá ser utilizado o botão Shift+F4, acessando o Zoom do Follow-UP.
No destaque em vermelho, estão os campos configurados no GEP176.CFG, #ORIGEM CONTATO, #MOTIVO TITULO VENCIDO CONTATO e #MOTIVO TITULO VENCER CONTATO.
Destacado em laranja esta uma cópia do que o cliente recebeu para cada título.
Caso os parâmetros de #SEMPRE ENVIA AVISO VENCIDO e #SEMPRE ENVIA AVISO VENCER estiverem configurados como “N”, os títulos não irão mais aparecer na lista de envio do GEP176.
Caso queira que eles apareçam novamente, basta acessar a rotina GEM106 – Cadastro de Follow-UP, pesquisar o registro gerado e exclui-lo e novamente executar a rotina GEP176.
Para o cadastro dos contatos do Cliente, utilize a rotina de cadastro de cliente – GEM033, aba de “Contatos” e clique no botão “Cadastro” (destacado em amarelo). Note que no exemplo abaixo, o campo departamento deve ser informado igual esta configurado no GEP176.CFG parâmetro #CONTATO PADRAO CLIENTE: para que o e-mail que aparecerá na lista de títulos em aberto seja o que irá ser cadastrado aqui.
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