Registro 1601 da EFD ICMS/IPI - Geração automática.

Modificado em Tue, 14 Mar 2023 na (o) 10:53 AM

Resumo


Este artigo tem como finalidade orientar a realizar o processo de configuração, para que seja possivel os dados sejam gerados automáticos para as empresas em que esse registro é obrigátorio.



Registro 1601


O Registro 1601 refere-se às Operações com Instrumentos de Pagamentos Eletrônicos, ou seja, serve para registrar o valor total de transações eletrônicas.


Seguindo o Guia Prático EFD-ICMS/IPI – Versão 3.1.2, no Registro 1601 deverá ser informado o valor total destas operações, excluídos os estornos e cancelamentos. Ao longo de 2022, ele foi facultativo, mas passará a ser obrigatório a partir de 2023 para os contribuintes dos estados que o aderiram. 

Dentre eles, temos: SC,MG, PB, CE, MT e MS.


Configuração EFD ICMS/IPI


Conforme dito no tópico anterior, alguns estados brasileiros conviver o guia prático, possui a obrigação do envio do Registro 1601. Com isso adquamos nosso sistema para que seja possivel realizar esse registro automaticamente, siga as orientações a seguir:


  1. SFM000 - Parâmetros da Filial - EFD

No campo Tipo Geração 1601, existirá duas opções para que seja configurado:


  • Não Gera : onde não é realizado o processo de geração do registros para a filial configurada.
  • Padrão SC: onde a filial que esteja localizada dentro do estado de Santa Catarina, onde é obrigatorio o envio destes registros, irá realizar a configuração.


        2. GEM052 - Cadastro de Conta Corrente


Para que os valores que foram registrados possam ser identificados e registrados no Regsitro 1601, é necessario que as contas correntes que esse valores são registrados, sejam identificados atráves do campo Tipo Geração 1601, conforme abaixo:



  • Não Gera: quando selecionado e configurado no cadastro da conta corrente, nao irá ser incluido os valores no registro.
  • Competência (Emissão): está seleção identifica que os valores inclusos nesta conta corrente são registros do tipo CRÉDITO, que no caso é o que a lesgislação determina que seja identifcado no Registro 1601.
  • Caixa (Baixa): é configurado para os outros tipos de recebimento, como debito,pix, transferencias, estes não precisam perante o governo que sejam identificados separados, podendo assim ser em apenas um tipo de registros.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo