Resumo
Este artigo tem como finalidade explicar o processo de configuração para faturamento quando for simples nacional.
Configurando CFOP para Simples Nacional
Para que seja possivel utilizar as configurações de CFOP no modo Simples Nacional, é necessário verificar se a filial está configurada para realizar esse processo. Para verificar, acesse a rotina NEM001 - Parâmetros da Filial e verifique se o campo Regime Tributário, na aba Configuração está conforme a imagem abaixo :
Após esta verificação é necessario identificar na rotina GEM043 - Cód. Fiscal de Operações e Serviços, qual CFOP se enquadra para realizar o processo:
É necessário que os campos destacados em vermelho estejam configurados conforme acima.
Outro campo essencial para que seja possível o simples nacional ser identificado na nota fiscal, é o campo de CST conforme destacado em azul, segue abaixo um exemplo :
Esse código é criado na rotina GEM073, onde nesse cadastro é realizado a descrição e a classificação fiscal deste código, assim podendo ser mostrado ao gerar a nota fiscal.
O tipo de Situação sempre será ICMS/ISS,segue o exemplo utilizado na imagem acima identificando o codigo de CST = 12:
É obrigatório que o campo Código Fiscal para o uso do simples nacional possua 3 digitos: o primeiro dígito identifica a origem do produto, enquanto os dois últimos identifica a forma como é tributado.
Após realizado o processo da configuração, um dos campos importantes para se preencher, isso se houver a necessidade, é o valor da Alíq. Calculo de Crédito, que será utilizada na Nota Fiscal ao realizar os calculos necessários, segue um exemplo abaixo:
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo