Código de Barras x TAG cEAN XML NF-e

Modificado em Sex, 11 Ago, 2023 na (o) 11:42 AM

Resumo


Este artigo demonstra como fazer o cadastramento dentro do SGE do código de barras para que seja utilizado no tag <cEAN> dentro do XML para envio da NF-e.



Introdução


O padrão EAN-13 (sigla de European Article Number) é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em mais de cem organizações membros GS1, para a identificação dos código de barras UPC. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes; dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador (Codificação EAN-13, 2007).


O que é o GTIN ?


O GTIN, sigla de “Global Trade Item Number” é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC. Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados. GTIN é um termo “guarda-chuva” para descrever toda a família de identificação das estruturas de dados GS1 para itens comerciais (produtos e serviços). Os GTINs podem ter o tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos e podem ser construídos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação. O GTIN-8 é codificado no código de barras EAN-8. O GTIN-12 é mais utilizado no código de barras UPC-A, o GTIN-13 é codificado no EAN-13 e o GTIN-14 no ITF-14.


As quatro partes que compõem o código são:


  • Origem do Código de Barras;
  • Empresa fabricante;
  • Produto por ela produzido;
  • Dígito verificador.



A origem do código de barras é o campo formado pelos trêz primeiros números do código GTIN. Entretanto não indicam a origem de produto ou empresa detentora da marca, e sim, a filial da GS1 onde o código foi originado. Portanto, um produto fabricado na China, porém com empresa detentora de marca Alemã, importado para o Brasil pode ter início 789 (primeiros dígitos comuns em território nacional), se tais códigos forem adquiridos diretamente com a GS1 Brasil ou mesmo prefixo destinado a outros países. Isto não interfere na utilização do código, pois o padrão GTIN é universal.


A empresa fabricante e do produto por ela produzido, no total a soma destes dois códigos resultará em 9 dígitos, sendo o número de dígitos de cada um deles dependente da necessidade de codificação de produtos de cada empresa. Por exemplo, uma empresa que produz uma quantidade de produtos diferentes elevada terá necessariamente de ter um código de identificação de empresa fabricante com menos dígitos para poder reservar um número de dígitos maior para identificar o produto por ela produzido. Assim como uma empresa de menor porte ou especializada em certo tipo de produtos, logo com uma quantidade de produtos diferentes menor terá um código de identificação de empresa fabricante com mais dígitos reservando assim menos dígitos para a identificação do produto por ela produzido. O código de empresa fabricante pode assim ter 4, 5 ou 6 dígitos; enquanto que o código de produto por ela produzido pode ter 3, 4 ou 5 dígitos (Codificação GTIN-13, 2007). Existem também empresas que vendem os códigos de barras EAN de forma individual. Neste caso, o sistema acima deve ser desconsiderado. A compra avulsa de um código GTIN oficial, padrão GS1, não altera a funcionalidade do mesmo.


E por último temos o campo de dígito verificador que é calculado com o auxílio de um algoritmo, é um mecanismo de autenticação para certificar a validade de um certo código numérico. Neste caso para verificar a validade dos primeiros 12 números do GTIN-13.



GEM142 - Cadastro de Código de Barras por Produto


No SGE, o cadastro do código GTIN é feito através da rotina GEM142 onde se faz a ligação com o código do produto utilizado no SGE e a códificação GTIN-13.




Nesta tela, caso o usuário informe o código do item na parte de cima, será mostrado na lista o GTIN vínculado ao item (estilo  uma consulta). Entretanto também é possível inserir um registro novo diretamente na lista, não sendo necessário informar o código do item na parte superior.


Na aba "Produto Interno", são informados os produtos do SGE e seu código GTIN, conforme a lista de campos abaixo:


  • Item: Código do item no SGE.
  • Sequência: Código GTIN completo com 12 números;
  • Dg: Calculado pelo sistema, apenas informativo na tela;


Como o campo Sequência é único, no momento da inclusão de um novo registro, é verificado se a sequência informada já não esta cadastrada, impedindo que seja utilizado a mesma sequência para itens diferentes.

Caso necessite que a criação do código de barras sejade modo automático, é necessario utilizar uma configuração via GEM142.CFG para esse processo ocorrer.


#BLOQUEAR COLUNA SEQUENCIA: S


Ele irá desabilitar a coluna Sequência, então ao realizar o salvamento do item, irá abrir uma dialog mostrando os seguintes campos:



Sendo assim gerando automaticamente a sequência.


Na aba "Produto Externo", são informados os itens do SGE e seu código de barras (não necessáriamente o GTIN 13) utilizados, por exemplo, em produtos recebidos dentro da empresa, ou seja o código de barras da empresa que esta enviando um produto por exemplo. Esta funcionalidade é usada apenas no módulo WMS.



  • Item: Código do item no SGE;
  • Código de Barras: Conjunto de número que formam o código de barras;
  • Descrição: Descrição do item (opcional);
  • Embal: Código da embalagem que esta sendo recebido o produto (opcional);


NEM002 - Envio do XML 


No momento do envio é gerado o XML e é verificado se o item tem o seu código GTIN cadastrado na rotina GEM142. Se river é gerado a TAG no XML:



GEL206 - Código de Barras dos Itens


Pará que possa ser conferida atráves de uma lista os códigos cadastrados, desenvolvemos um relátorio para que seja possivel visualizar todos os registros realizados, podendo ser filtrada por EAN13, EAN14 alem de poder realizar a impressão do código de barras no relátorio, segue abaixo a rotina GEL206 :




Caso selecionado a opção de Imprimir Código de Barras, o relatorio ira sair da seguinte forma :



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo