Neoway - Configuração e Integração.

Modificado em Mon, 15 Jan 2024 na (o) 02:11 PM

Resumo


Este artigo tem como finalidade orientar o usuário na configuração e utilização das rotinas para consulta na plataforma NeoWay.


Plataforma NeoWay


A NeoWay é uma empresa brasileira de tecnologia que se especializa em soluções de inteligência de mercado e análise de dados. Ela oferece plataformas e serviços para ajudar empresas a tomar decisões estratégicas baseadas em informações precisas e relevantes. A NeoWay utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de big data, para fornecer insights sobre clientes, mercado e tendências, auxiliando organizações em suas estratégias de negócios e tomadas de decisão.


Dentro do nosso ERP, utilizamos a integração com essa plataforma, para que seja possivel realizar a tomada de decisão referente aos novos clientes, nos proximos tópicos iremos mostrar como funciona esse processo na prática.


Configuração


Neste primeiro momento iremos orientar na configuração do sistema para que no próximo tópico deste artigo, realizar a instrução da utilização no SGE.


Observação: Verifique se o SGE está com a versão atualizada.


1 - CCM018 -Parâmetros da Filial do Comercial. 


Nesta tela, temos as configurações necessárias para a execução ou não da rotina de aprovação de crédito para o novo nível 16:




Ativando o nível 16 (marcado em vermelho), o sistema irá ser conectar aos serviços da NeoWay. 


Também existe o parâmetro para informar quantos dias é necessária uma nova consulta (campo “Dias Nova Consulta”), por exemplo, se informado 2, se for feito a consulta de um cliente do pedido hoje somente depois de 2 dias será feito uma nova consulta.  Caso seja necessário aprovar um pedido novamente antes de 2 dias, não será feita a nova consulta, mas sim mostrado ao usuário os dados da última consulta. 


Logo abaixo, estão os campos que são necessários para a conexão com os servidores da NeoWay (marcado em verde). 


Estas informações é que serão necessárias para a comunicação, consulta e retorno das requisições: 


Nome da Conta: É o nome do usuário que será utilizado para a geração do “token” de acesso a ser utilizado nas conexões. 

Senha da Conta: É a senha do usuário que será utilizado para a geração do “token” de acesso a ser utilizado nas conexões. 

Endereço da API: É o endereço do servidor na internet onde será requisitado as informações. Não deve ser informado http ou https e sim somente o nome, conforme a seguir : /v1/data

Endereço Serviço: É o endereço do serviço dentro do servidor de internet onde serão requisitadas as informações. Configurar como está na imagem acima. 

Diretório Retorno API: É um diretório temporário onde será gravado os retornos dos resultados de requisição. Configurar como está na imagem acima.


Para que as informações retornadas da plataforma sejam vistas de forma clara nas rotinas de consulta e análise do WSGE, foi criado um CFG  com os parâmentros formatando em um pequeno texto para melhor  visualizar, conforme a imagem abaixo:


PDD009.CFG



Na imagem acima, o item 1 é onde fica o nome do campo da NeoWay e o item 2 é a descrição que será mostrada ao usuário. Caso o campo da NeoWay não esteja no CFG, ele será mostrado com a descrição do campo original como veio da API. 


Para facilitar o prcesso de configuração, o  arquivo PDD009.CFG irá estar disponivel em anexo neste artigo,faça o download e coloque o arquivo para a basta CFG  do diretorio WSGE.


Os campos retornados pela API dependem da contratação através da NeoWay.


GEC178 - Consulta de Informação NeoWay


Para que o sistema identifique que filial está realizando a consulta inicial, é preciso realizar a configuração de um parâmetro atráves do GEC178.CFG


#FILIAL NEOWAY : XX


Onde XX deve ser substituido pelo numero da filial onde foi realizado a configuração dos dados de conexão (CCM018)



Utilização no sistema


Nesta rotina Fechamento de Pedido  é que efetivamente será consumida a API e mostrada as informações ao usuário. Esta rotina pode ser chamada através do botão “Aprovar Crédito”, quando o pedido estiver fase de confirmação:



Ou pode ser chamada através do menu pela rotina PDM009


Após fazer todas as aprovações de crédito configurada, o nível 16 sempre ficará bloqueado (item 1 da imagem abaixo), aguardando uma avaliação manual dos dados da NeoWay por parte do usuário. 


Os dados requisitados podem ser vistos pela aba “Informações NeoWay” (item 2 da imagem abaixo) e estão separados por “Cliente” e “Matriz” (item 3 e 4 da imagem abaixo). Sempre que no SGE, no cadastro de cliente da rotina GEM033, conter a informação de matriz, serão feitas 2 consultas, a primeira para a matriz do cliente e a segunda para o cliente do pedido e mostradas em abas separadas. 


As informações retornadas são mostradas em forma de lista (item 5 da imagem abaixo). 



As informações mostradas na lista, serão gravadas no banco de dados para posterior consulta pelo usuário na rotina GEC178. Como o nível 16 sempre será bloqueado, deve-se usar o botão “Forçar Aprovação” para que o pedido possa ser liberado.


A quantidade de consultas através da API da NeoWay é conforme a quantidade contratada.


GEC178 - Consulta de Informações da NeoWay



Nesta rotina será possivel realizar a consulta de Clientes que ja foram consultados anteriormente, alem de realizar a consulta sem a necessidade de utilizar esse processo atrávés da confirmação de pedido, caso nao seja este o modo de aprovação utilizado.


Para consultar clientes que já estão na base de dados do SGE e que já tem histórico de retornos via API, utilize o campo "Cliente" e clique em "Processar".


Para uma nova consulta, ou seja, CNPJ/CPF que não estão na base de dados do SGE, basta inserir o CNPJ no campo Novo CNPJ e clicar no botão NeoWay. Será realizadoa busca na plataforma atráves da API e retornado as informações atráves da listagem, podendo ser exportado para arquivo Excel.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo