Resumo
Este artigo tem como finalidade orientar a configuração por filial do despacho das notas fiscais.
Despacho
A rotina de despacho de uma nota fiscal de saída dentro do SGE é o processo onde são gerados os registros de movimentação do estoque que constam nos itens da nota fiscal, deixando registrado no SGE as informações referentes quando e quem realizou este processo, além da quantidade do item despachado entre outras informações.
Para realizar este processo manualmente, é necessario acessar a rotina de Despacho de NF (FTP010)
Também existe o processo de estorno de despacho a que elimina a movimentação de estoque gerada anteriormente. Este procedimento pode ser realizado através da rotina Estorno de Despacho (FTP011)
Outro processo que acaba gerando o despacho, neste caso automático, é apos realizar toda a rotina de faturamento de uma nota de saída, logo após o processo de Cálculo da Nota Fiscal, confirmando com o botão sem impressão o despacho é realizado automticamente.
Segue uma imagem da tela citada:
Nessa situação a nota foi confirmada sem impressão, ao clicar no botão rapidamente aparece uma pequena tela (destacada na imagem) informando que está sendo realizada o despacho da nota, em seguida ela fecha.
Caso a emprese deseje trabalhar com o despacho de forma automática no momento do processo de faturamento da nota fiscal, independente da filial que esta faturando a nota, o seguinte parâmetro abaixo deve ser configurado no arquivo MENU.INI:
#Despacho Automatico: S
Despacho por Seleção de Filial no CFG
Uma outra forma de fazer o despacho automáticamente também pelo processo de faturamento de nota fiscal fiscal é a configuração de qual filial de deverá executar o despacho
Par aque isto fuincione, o arquivo MENI.INI, deve estar configurado conforme abaixo:
#Despacho Automatico: N
Também é necessário configurar o arquivo FTP006.CFG, conforme abaixo:
FTP006.CFG
Caso esteja para realizar o despacho automático (S), foi criado um FTP006.CFG para consistir se esse processo deve ser feito ou não para determinadas filiais, conforme decisão da empresa:
#FILIAL X DESPACHO AUTOMATICO: 99 X
Onde 99 seria o numero da filial cadastrada no sistema e o X se é liberado (S) ou não (N) para realizar o despacho.
Exemplo:
#FILIAL X DESPACHO AUTOMATICO: 02 S
#FILIAL X DESPACHO AUTOMATICO: 06 N
Nos exemplos acima, a filial 2 estará configurada para utilizar o despacho automático, enquanto que a filial 6 não estará utilizando o despacho automático.
Sendo assim se no MENU.INI não estiver autorizado para realizar o processo de despacho automatico, ele ira realizar a consistência do FTP006.CFG analisado se deve realizar ou não realizar a movimentação para a filial configurada no CFG.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo