Erro 217: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

Modificado em Mon, 26 Dec 2022 na (o) 04:09 PM

Rejeição


217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ


Causa


Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição "217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ".

  

Esse problema pode ocorre em algumas situações. Por exemplo:

1 - Quando a NF-e e emitida em Produção e a Chave de Acesso é consultada em Homologação e vice-versa;

2 - Quando a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso é consultada;

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e em Produção, que foi autorizada sem problemas. Em seguida, o WSGE consultou a Chave de Acesso dessa NF-e no Ambiente de Homologação. Nessa situação a consulta será rejeitada pelo motivo 217.

  

Veja regra de validação da Sefaz:


Como Resolver


A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz. Feita essa consulta você saberá o que fazer a seguir. Para consultar no Portal Nacional, temos um artigo explicando como fazer. 


Feita a consulta você terá duas situações: 1 - a NF-e pode estar autorizada ou 2 - a NF-e pode não ser encontrada (não Autorizada).

1 - Se a NF-e está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu Sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NF-e autorizada em Produção no Ambiente de Homologação e vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o Suporte para verificarem o motivo dessa situação;

 

2 - Se a NF-e não está autorizada, provavelmente, no seu Sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação, onde a Sefaz está apresentando problemas em seus Servidores, logo se o seu Sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NF-e que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição na consulta. E nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NF-e. De toda forma, recomendamos que também acione o Suporte . Talvez o motivo do problema seja também o Sistema.

 

Em suma, esse problema ocorrerá se no momento da consulta da Chave de Acesso da NF-e no Webservice da Sefaz, e a mesma não identificar esse documento em seu Banco de Dados.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo