Dificuldade |
|
Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar como fazer a criação de um novo layout da EFD, adicionar registros e campos novos.
Criando um Layout novo
Para que as novas alterações sejam impactas na EFD no SGE, é necessário criar um novo layout compatível com o layout que a legislação exige e que também a empresa é obrigada a entregar. Entenda que nem todos os registros a sua empresa é obrigada a entregar a informação na EFD. O responsável pelo departamento fiscal/contábil da empresa deve ser consultado sobre isto.
Nos SGE, existem duas formas de se gerar um novo registro:
- Criar um novo layout através de uma operação de cópia de um layout que já existe;
- Criar um novo layout através da opção de layout automático.
A primeira forma, tem a vantagem de copiar os registros (tabelas) de um layout que já esta em uso e conseguentemente somente estarão os registros que a empresa já utiliza no envio da EFD e caso tenha algum valor padrão definido em alguma campo também será levado na cópia. Neste modelo, é necessário apenas adicionar os registros novos manualmente e os campos novos nos registros alterados.
A segunda forma tudo é gerado novamente, ou seja, todos os registros são gerados independente se a empresa usa ou não e todos os valores padrões de campos são deixado em branco. Optando por esta forma, se faz necessário revisar todos os registros e retirar aqueles que a empresa não é obrigada e entregar. Caso também tenha algum valor padrão de campo em algum registro, também será necessário informar novamente. Entretanto, não será necessário se preocupar com campos novos e registros novos, pois a rotina gera tudo automáticamente.
Em ambos os casos citados acima, o processo é feito pela rotina SFM008 - Versão x Arquivos x Campos:
Para utilizar a criação de um layout novo pela opção de cópia, é necessário utilizar o botão "Copiar" que abre a tela abaixo para o usuário:
O usuário deve informar os dados da versão origem que já deve existir e os dados novos da versão destino e depois utililizar o botão "Copiar". Ao finalizar o processo de cópia, a rotina retorna para a tela e pode ser encerrado o processo com o botão "Sair".
Para a segunda forma, o usuário deve informar a filial e o novo código da versão do layout, acionar o botão "Processar" e depois o botão "Layout Automático":
Ao confirmar, a rotina irá ler todos as tabelas que são do "SF" e gerar os registros automáticamente.
Neste processo, não é necessário criar os campos pois a rotina já faz isto.
Adicionando uma Tabela nova
Para adicionar um novo registro ao layout, basta apenas acessar o layout, ir até o final da lista e digitar o número da tabela,. Este número da tabela será informado por nós sempre que for criado um registro novo no SGE.
Agora é necessário criar os campos para o registro novo, indo na aba "Campos" e utilizar o botão "Gerar Campos".
Este procedimento adiciona os campos da tabela ao registro do layout.
Adicionando campos novos a uma Tabela
Para acrescentar campos novos a um registro que já existe, o procedimento é semelhante a criação. Seleciona-se o registro, acesse a aba "Campos" e acione o botão "Gerar Campos". Para este caso, também estaremos informando qual tabela necessita ser gerado novamente os campos.
O mesmo procedimento pode ser feito adicionando o nome do campo manualmente, sem precisar acionar o botão de "Gerar Campos":
Colocando o Layout novo em produção
Depois de criado os registros novos, gerado os campos tanto do registro novo como das alterações, é necessário parametrizar este novo código de layout para ser usado através da rotina SFM000 - Parâmetros da Filial - EFD.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo