O conceito de tarefa no SGE é toda rotina que pode ser executada diretamente no servidor onde esta instalado o produto SGE e não nas estações do usuário, finalizando entregando ao usuário o resultado da tarefa. Este é um conceito que utiliza a tecnologia de cliente-servidor (em inglês client/server model), em computação, é uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.
Geralmente os clientes e servidores comunicam através de uma rede de computadores em computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.
Um servidor é um host que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes. Um cliente não compartilha qualquer de seus recursos, mas solicita um conteúdo ou função do servidor. Os clientes iniciam sessões de comunicação com os servidores que aguardam requisições de entrada.
Dando um exemplo prático, em sua estação o usuário executa um relatório do SGE, gerando uma tarefa no banco de dados. No servidor que esta instalado o módulo de monitoramento de tarefas (SERVERAPP), é identificado que é necessário executar uma tarefa. Então dispara-se o processo para a execução (EXECAPP) que inicia a lógica necessária para gerar a informação, gravando o relatório em formato PDF e atualizando o registro da tarefa como concluído. A estação do cliente é informada que a tarefa foi processada e é aberto pelo SGE o relatório em formato PDF.
Nem todas as rotinas do SGE utilizam este conceito, somente as que foram desenvolvidas mais recentemente. Estamos migrando gradativamente todas as rotinas para este modelo.
Equipe HelpDesk SOFTDATA
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo